sábado, 3 de março de 2018

Arquitectura Pós-Moderna

O que se passa com esta frente?
É isto?! A arquitectura moderna?
Tanta megalomania em tanta gente
E o resultado, é uma grande merda

Será que perderam a imaginação
É isto o vosso sinónimo de luxo?
Reduzirem uma humilde habitação
A um reles e simples cubo?

- Oh, que design tão vanguardista!
Afinal, não estamos na era digital?
Aonde as pessoas gostam de dar nas vistas
Com a sua vaidade, tão banal

Ou se calhar também esteja a exagerar
Não quero passar por um gajo invejoso
Mas, Eu não consigo deixar de pensar
Como alguém criou ago tão pretensioso

E Eu questiono-me - O que é isto?
E a mente responde-me - é uma jaula
E assim, fico sem perceber este autismo
Que sem emoção, fita a minh'alma.

Porque só de olhar, aborrece, cansa
E faz-me descrer dos novos arquitectos
Pff... É que até mesmo uma criança
Faz melhor com um balde de legos

Mas, pronto, tamém não é assim tão grave
Ao menos tem uma boa métrica
Embora qualquer um sabe
Brincar com figuras geométricas

Eu só espero é que os vosso discípulos
Saibam desenhar casas no espaço
Dando mais uso dos perfeitos círculos
Invés destes explicitos quadrados

E que façam uma revolução arquitéctonica
Não queiram ser um mito, como o Dédalo
Porque se continuarem nesta onda crónica
Nem sequer durarão, um quarto de século

E Eu não queria fazer troça...
Mas, já viram aquela ponte?
Meteram a pata na poça
E estragaram o horizonte

Em cima dela, não consigo ver progresso
Nem sentir a alma do seu autor
Parabéns! Desejo-vos muito sucesso
Na industria de filmes de terror

É que Eu não me sinto nada em paz
No interior destes edifícios redundantes
Um conselho... - Dêem um passo atrás
Se desejarem dar outros dois, adiante

É a minha crítica, desculpem se fui duro
Mas, para mim, existe falta de qualidade...
Nesta selva de concreto sem futuro
Sem beleza... E sem identidade.

Blackeizato Ravenspawn

Sem comentários:

Enviar um comentário